Categories: ACRE DESTAQUE

Governo do Acre convoca mais de 170 professores aprovados em processo seletivo

O governo do Acre convocou mais 177 candidatos aprovados no processo seletivo temporários da educação para entrega de documentos e assinatura de contrato.

A convocação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) e pode ser consultado a partir da página 19.

A contratação comtempla os 22 municípios do Acre com profissionais nas áreas de Pedagogia, Arte, Biologia/Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Espanhol, Inglês, Português, Matemática, Química e Sociologia.

A entrega da documentação deve ser feita até o dia 9 de julho das 07h30 às 13h30, em Rio Branco Rua Rio Grande do Sul, no departamento de posses. E nos demais municípios nos locais indicados nos editais.

A integração de novos profissionais no quadro da educação ocorre após uma greve de mais de um mês no estado que levou a Secretaria de Educação do Acre (SEE) a ter que elaborar um novo calendário específico para as cerca de 300 escolas da rede pública de ensino que aderiram ao movimento.

O ano letivo 2021 começou com um atraso de mais de um mês na maioria das escolas da rede pública do Acre, devido à greve dos trabalhadores da Educação. As aulas estão sendo de forma remota e foram retomadas nas escolas que aderiram ao movimento no dia 21 de junho.

Ao todo, o estado tem 619 escolas e, segundo a SEE, ao menos 300 aderiram à paralisação de mais de um mês. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre chegou a informar na época da greve que, inicialmente, cerca de 90% das escolas tinham aderido ao movimento.

Calendário aprovado

Conforme o calendário aprovado pelo conselho, que tinha sido encaminhado para análise antes da paralisação dos trabalhadores, e que deve ser seguido pelas escolas que não aderiram à greve, o ano letivo de 2021 começou no dia 10 de maio.

O primeiro semestre, segundo o calendário, termina no dia 20 de agosto e há ainda a previsão para um recesso escolar entre os dias 23 de agosto e 3 de setembro. Esse recesso pode sofrer alteração para as escolas que estavam em greve.

As aulas do segundo semestre devem iniciar no próximo dia 8 de setembro, já com sistema híbrido – com aulas presenciais e remotas. No caso das escolas de ensino médio ou de ensino integral, que têm a carga horária de 5h ou 7h diária, respectivamente, o ano letivo deve ser concluído no dia 23 de dezembro.

Já as escolas de nível fundamental, onde a carga horária diária é de 4h, o ano letivo deve ser concluído somente no dia 3 de fevereiro.

Ainda segundo a SEE, continua valendo o sistema de 800 horas/aula no lugar de 200 dias letivos, que foi flexibilizado por conta da pandemia. O novo calendário específico para as escolas que aderiram à paralisação vai trazer a previsão de conclusão do ano letivo para essas instituições.

Aulas remotas

As aulas presenciais foram suspensas no dia 17 de março, na semana em que o Acre confirmou os três primeiros casos de Covid-19. Desde então, os alunos têm acesso ao conteúdo escolar pela internet por videoaula, pelo rádio com audioaulas, pela televisão e também com o material impresso disponibilizado nas escolas.

Em 2020, em meio à pandemia, os alunos da rede pública estadual concluíram os bimestres, também por meio do ensino remoto. Em fevereiro deste ano, a SEE chegou a divulgar um calendário do retorno das aulas com sistema híbrido – aulas presenciais e remotas. A ideia era começar as aulas presenciais já em março deste ano.

Contudo, os casos de Covid-19 aumentaram e Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 colocou todo o estado na bandeira de emergência, e suspendeu as atividades não essenciais.

A Educação continua com o programa Escola em Casa, que trabalha com o material impresso, audioaulas transmitidas pela TV e também pela Rádio Difusora e Aldeia Acreana, e videoaulas transmitidas pela Amazon Sat, além de disponibilização do acervo escola na Plataforma Educ Acre.

G1 Acre