Categories: DESTAQUE POLITICA

Projeto de Gehlen Diniz prevê multa para quem passar trotes ao 190 ou outro serviço de emergência

Por: Edinaldo Gomes

O deputado estadual Gehlen Diniz (PP), apresentou nesta semana na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), um projeto de lei que pretende multar as pessoas que passarem trotes para o 190 ou outro serviço de emergência como, por exemplo, o Samu, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal.

Na tribuna da Aleac, Gehlen disse que esteve no Centro Integrado de Segurança Pública do Acre, onde coletou alguns dados importantes. “Somente em 2019, 246.284 moradores ligaram para a emergência em busca de algum apoio. Desse total, 14.949 ligações foram trotes. Isso deve ser combatido. Enquanto o operador de segurança atende uma ligação falsa, uma ocorrência verdadeira, às vezes grave, pode deixar de estar sendo atendida”, frisou o parlamentar.

Mediante a aprovação da lei, quem for identificado passando trotes para a Polícia, Corpo de Bombeiros, Samu ou PRF, será multado em 50 reais, valor esse que será dobrado em caso de reincidência. “Ao saber que se tratou de um trote, o Ciosp enviará um ofício à empresa de telefonia que é obrigada a fornecer os dados do proprietário da linha telefônica. Caso não forneça, a lei também prevê multa de 500 reais para a empresa. Acredito que, com essa lei, iremos diminuir consideravelmente essa estatística dos trotes que atrapalha sobremaneira as ações das forças de segurança pública do nosso Estado”, completou.

O projeto irá para as devidas comissões e posteriormente será colocado em votação por parte dos 24 deputados que integram a Assembleia Legislativa do Acre.