Categories: DESTAQUE POLICIAL

‘Cidade Integrada’: efetivo no Jacarezinho um dia após ocupação cai de 1,2 mil para 250 policiais

No dia seguinte às ações de ocupação do Cidade Integrada, o novo programa de segurança e assistência social do governo do RJ, o efetivo no Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, foi reduzido.

Dos 1,2 mil policiais mobilizados para o Jacarezinho na quarta-feira (19), ficaram 250 — uma diminuição de quase 80%. A PM afirmou que, nesta quinta (20), equipes patrulhavam os acessos à comunidade e permaneciam em locais estratégicos.

Já na Muzema, na Zona Oeste, os 100 homens convocados para a operação de quinta foram mantidos.

Não houve confrontos desde o início das ações.

O Cidade Integrada é uma espécie de reformulação do programa das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), criado em 2008.

Mais de 30 presos

Na quinta, a força-tarefa prendeu 32 pessoas — uma deles era um assaltante de banco foragido.

No Jacarezinho, foram 2 presos, e a Polícia Civil tentava cumprir, no total, 42 mandados de prisão e 13 de busca e apreensão de adolescentes.

Na Muzema e nas comunidades vizinhas Morro do Banco e Tijuquinha, havia mais 30 presos e seis construções irregulares foram identificadas.

A intenção de reformar o projeto adotado pelas UPPs foi anunciada em maio de 2021. “O estado não estava presente, não tinha serviço lá dentro”, afirmou o governador Cláudio Castro (PL) na ocasião.