Categories: DESTAQUE POLICIAL

Polícia prende Tio Comel, considerado o maior clonador de carros do Rio

Policiais civis prenderam na manhã desta sexta-feira (28) o traficante Thiago Fernandes Virtuoso, o Tio Comel, no Morro do Turano, na Zona Norte do Rio. Segundo a polícia, ele é o maior ladrão e clonador de carros do Rio de Janeiro.

Ainda de acordo com as investigações, Tio Comel “encomenda” sobretudo veículos importados — e um dos roubos culminou com a morte do médico Cláudio Marsili, na Barra da Tijuca, em outubro de 2021.

Comel, de 35 anos, foi capturado por agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), que desde cedo faziam uma operação no Turano. A ação contou com apoio de agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).

Ele estava foragido, com 10 mandados de prisão. Considerado o principal alvo da especializada, ele é investigado pelo crime de adulteração de automóvel, com pena prevista de 3 a 6 meses de prisão.

Flir, câmera especial, ajudou na localização

O governador Cláudio Castro fez um post no Twitter sobre a prisão e disse que um novo equipamento, chamado de Flir, foi utilizado durante a ação da polícia nesta manhã.

O equipamento faz imagens a partir de um helicóptero da própria polícia. É uma câmera termográfica que tem alcance de cinco mil metros e é capaz de identificar criminosos escondidos, à noite ou no escuro, pelo calor do corpo e dos armamentos em utilização.

“A @PCERJ , com a utilização do recém-comprado equipamento Flier [sic] e sem disparar tiros, acaba de prender Thiago Fernandes Virtuoso (Comel), no Turano. O maior clonador de carros do RJ é também responsável pela encomenda de veículos importados e pela morte do médico Cláudio Marsili.”

Quem é Tio Comel

Thiago Fernandes Virtuoso, 35 anos, o Tio Comel, é considerado o maior especialista em clonagem do estado. Atualmente, se dava ao luxo de não ir mais para a rua para assaltar, mas tem extensa folha criminal com 48 anotações e 5 prisões.

Entre os 10 mandados prisão em aberto contra ele, estão os crimes de tráfico de drogas, roubo majorado e organização criminosa.

Criado no Rio Comprido, bairro da Zona Norte que abriga o Morro do Turano, ganhou sua primeira anotação criminal aos 18 anos, por tentativa de homicídio.

A última é de março de 2021, por roubo majorado, na área da 19ª DP (Tijuca), também na Zona Norte, próxima ao Turano. Antes chegar à clonagem de carros, ainda chefiou quadrilha de saidinha de banco.