As chuvas intensas no Acre, nos últimos dois dias, já deixaram 5 municípios alagados ou em estado de alerta. A cidade de Jordão teve 70% da área urbana inundada, por conta do transbordamento do Rio que tem o mesmo nome da localidade.
Foram registradas enchentes nos municípios de Cruzeiro do Sul e Tarauacá. Já Rio Branco e Sena Madureira estão em estado de alerta máximo para inundações, justamente pelo elevado nível de água dos rios banham a região.
Cláudio Falcão, coronel Bombeiro Militar e Secretário de Defesa Civil de Rio Branco, explica que esse cenário de chuvas intensas e alagamentos não é incomum para essa época no estado, que tem um índice de precipitação alto para os primeiros meses do ano.
E para monitorar essa emergência, foi criada uma sala de situação com acompanhamento 24 horas do nível dos rios e da quantidade de chuva. Órgãos como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Secretaria de Saúde fazem um esforço conjunto para garantir a segurança da população.
Claudio Falcão destacou que em Rio Branco, a Defesa Civil já desocupou algumas áreas de risco e outras 21 estão sob risco de desmoronamento. Ele explica que é essencial que as pessoas sigam a orientação das autoridades locais e desocupem as casas que estiverem sob risco de inundação ou desabamento.
De acordo com informações do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia – o estado todo segue em alerta laranja, com possibilidade de chuvas e ventos intensos.