Um levantamento feito pela reportagem do site Gazeta do Povo, divulgado nesta segunda-feira (7), mostra que o Acre está entre as 5 unidades do Brasil que não aprovaram e nem anunciaram reajuste salarial aos servidores públicos em 2022.
Na mesma situação estão os estados do Amapá, Pará, Tocantins e Rio Grande do Norte.
Ao contrário das 5 regiões, governos de 22 unidades da federação devem dar reajustes salariais a servidores públicos em 2022. A maioria dos aumentos já foi aprovada pelas Assembleias Legislativas, e parte deles já começou a ser paga. “Porém, nem todos os reajustes contemplam todas as categorias do funcionalismo”, é o que diz um trecho da reportagem.
Estados que já tiveram reajustes aprovados ou anunciados:
Durante discurso na assinatura da ordem de serviço da construção da ponte da Sibéria, em Xapuri, neste último sábado (5), o governador Gladson Cameli disse que só vai anunciar o aumento quando puder.
“Não adianta fazer pressão e colocar os servidores contra o governo. Só vou anunciar o reajuste quando for possível, no momento em que a folha de pagamento do Estado não for afetada por isso. Eu preciso ter responsabilidade nesse sentido”, argumentou.
Cameli vem prometendo o reajuste desde o início do ano – questão que vem sendo estudada e avaliada por sua equipe econômica e pelos órgãos de controle.