Houve aumento de 33% de área desmatada, se comparado com janeiro de 2021. Do total da área desmatada na Amazônia Legal, 3% ocorreu no estado acreano.
Mesmo ainda sendo um dos estados com menor porcentagem de desmatamento dentro da Amazônia Legal, o Acre apresentou em janeiro deste ano uma área desmatada 33% maior do que a do ano passado neste mesmo período.
Dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) obtidos via Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD) mostram que no primeiro mês do ano, o estado desmatou uma área de 8 km². No mesmo mês no ano passado, essa área era de 6 km².
No acumulado de agosto de 2021 a janeiro de 2022, o estado acreano registrou 426 quilômetros quadrados de desmatamento. Apesar de alto, o número é 8% menor que o registrado entre agosto de 2020 a janeiro de 2021, que foi de 462 Km² de destruição.
A Amazônia Legal teve 196 quilômetros quadrados de seu território desmatado em janeiro, o que também representa um aumento de 33% em relação ao mesmo período no ano passado, quando o desmatamento somou 196 km².
O desmatamento no estado acreano representou 3% do total na Amazônia Legal. No ranking dos estados com maior área desmatada, o Mato Grosso lidera a lista com a maior parte do percentual (28%), seguido por Rondônia (24%), Pará (20%) e Amazonas (12%).