A cidade do Rio de Janeiro decretou na segunda-feira (7) o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Município.
O estado de São Paulo liberou o uso de máscaras ao ar livre nesta quarta-feira (9). Isso se aplica a ruas; parques, pátio, centro de eventos e em jogos de futebol
Ao menos 20 países flexibilizaram as medidas restritivas no combate à pandemia. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou que as restrições sanitárias terminarão na Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte — que compõem o Reino Unido — na quinta-feira (24). No dia 1º de abril, testes gratuitos para a Covid-19 deixarão de ser fornecidos à população em geral.
Outras capitais brasileiras já dispensaram a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos, segundo um levantamento feito pela CNN.
Duas capitais irão desobrigar nas próximas semanas o uso de máscara em locais abertos, mas permanecerão o obrigando em fechados: Manaus (16/03) e Teresina (14/03).
Algumas capitais não responderam quanto sua posição: Maceió, Salvador, Fortaleza, João Pessoa, Natal e Rio Branco.
As decisões chegam em meio a uma queda nos registros diários de Covid-19 no país. Até a data desta publicação, a média móvel de casos era de 46.742, sendo uma redução de -28,8% em relação à média móvel da semana anterior (23 fevereiro a 1 de março), segundo dados do do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass)
A situação fez o governo federal avaliar a possibilidade de rebaixar o status de pandemia para endemia.
Mas, é hora de flexibilizar máscaras?