Categories: ACRE DESTAQUE

Vacinação contra a Covid-19 é suspensa em Rio Branco no feriado do Dia da Mulher

A imunização contra a Covid-19 está suspensa em Rio Branco nesta sexta-feira (11) por conta do feriado do Dia Internacional da Mulher que foi transferido de terça (8) para esta sexta. A vacinação do público infantil e adulto volta no sábado (12) com uma ação durante todo o dia.

No Dia D de Vacinação, as equipes de Saúde da capital vão atender das 8h às 17h, em 18 pontos.

“Abriremos 18 unidades por todo perímetro de Rio Branco para vacinar não só crianças, mas também aquele pai que ainda não foi procurar a 1ª dose, está atrasado com a segunda dose ou necessita da dose de reforço. Sábado vai ter um grande arrastão de vacinação, procure uma das nossas unidades, vamos estar com várias abertas”, explicou a secretária de Saúde da capital, Sheila Andrade.

Ela destacou que cada unidade terá uma sala para atender os adultos e outra para receber as crianças. Entre os pontos de vacinação que vão estar abertos no sábado estão:

  • Uraps;
  • Unidade de Saúde da Família;
  • Policlínica Barral y Barral;
  • Shopping Aquiry;
  • Via Verde de Shopping

A 1ª e 2ª dose são disponibilizadas para pessoas acima dos 12 anos. Já a dose de reforço é aplicada em adultos acima dos 18 anos que tenham completado 4 meses desde a última dose e pessoas com baixa imunidade (imunossuprimidos).

Quem tomou a primeira dose da Janssen há 2 meses ou mais deve comparecer à Urap Vila Ivonete e tomar a dose de reforço. É necessário apresentar a carteirinha de vacinação comprovando que tomou a 1ª dose da Janssen há mais de 60 dias.

As crianças e adolescentes precisam estar acompanhadas do pai ou da mãe ou de outro responsável legal na hora da imunização.

Vacinação no Acre

De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre já recebeu 1.015.363 doses de vacinas e foram aplicadas 1.295.052 doses na população até essa quarta (9) data da última atualização. Das doses, 624.422 pessoas tomaram a primeira dose, 496.924 a segunda, 12.547 a dose única e 145.691 dose de reforço.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.