Categories: ACRE DESTAQUE

Zen cobra providências para os problemas nas escolas públicas e incêndio na Biblioteca da Floresta

O deputado Daniel Zen (PT-AC) abordou, mais uma vez, na tribuna da ALEAC, durante a sessão desta terça-feira (17), os diversos problemas que estão causando obstáculos ao desenrolar do ano letivo de 2022.

“Há semanas atrás apresentei um requerimento propondo a convocação do secretário de Estado de Educação, Cultura e Esporte do Acre, para que ele comparecesse à ALEAC a fim de prestar esclarecimentos. Concordamos em transformar essa convocação em convite, dada a boa vontade do secretário em comparecer voluntariamente. Agora, precisamos agendar a data dessa audiência com urgência, já que, passadas semanas desde a apresentação do requerimento, os problemas não se resolvem, só se avolumam”, salientou o deputado.

Zen afirmou ainda que as soluções apresentadas pela secretaria de Educação não estão sendo suficientes para sanar todos os gargalos apresentados pela comunidade escolar:

“Eu estive com o secretário no dia 5 de maio. Fui acompanhar a reivindicação das mães de alunos autistas e com demais deficiências para a contratação de mediadores e assistentes educacionais para os alunos especiais. A convocação para contratação destes profissionais foi publicada logo em seguida, no dia 13/05. Porém, em uma quantidade muito pequena, insuficiente para suprir a demanda apresentada pelas escolas”, afirmou o deputado.

Zen citou diversos problemas que vêm ocorrendo, como a remoção irregular de professores provisórios, a insuficiência de mediadores e assistentes educacionais, a falta de professores e servidor s de apoio para preencher o quadro de lotação das escolas, o não retorno das aulas nas escolas da zona rural por ausência de transporte escolar, dentre outros.

“Não bastasse tudo isso, ainda assistimos, com pesar, o incêndio ocorrido na Biblioteca da Floresta, fechada e abandonada desde o início do governo bolsonarista de Gladson Cameli (PP-AC). Esse incêndio pode ter comprometido não só as instalações físicas, como também o acervo da Biblioteca que, diga-se de passagem, é um dos maiores e melhores acervos sobre a Amazônia de toda a Região Norte. Por isso estou propondo que a ALEAC faça uma visita técnica, para que nós deputados saibamos o tamanho dos prejuízos decorrentes do incêndio, que só ocorreu em virtude do descaso do governo para com aquele importante equipamento cultural”, finalizou Zen.