A partir da próxima semana, os beneficiários do Auxílio Brasil começarão a receber os novos cartões com a marca do programa. Eles virão com chip e poderão ser usados na função débito. Contudo, hoje, com a logomarca do Bolsa Família, eles só podem ser usados para sacar.
O Bolsa Família foi substituído pelo Auxílio Brasil em 2021. Dessa forma, o mais recente programa de transferência de renda paga o valor mínimo de R$ 400,00 para as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Contudo, o valor do repasse deve subir para R$ 600,00 em breve.
Porém, a quantia pode ser elevada dependendo da composição familiar, pois existem outros benefícios complementares, como:
Dessa forma, o governo quer aproveitar o novo cartão, que terá chip, para estimular o processo de bancarização dos beneficiários.
Em ano eleitoral, o governo quer dar prioridade à troca dos cartões do antigo Bolsa Família, pois eles trazem a logo do governo do PT.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, responsável pela emissão dos cartões, já existem até mesmo peças publicitárias prontas para serem divulgadas. Todavia, a publicidade ainda não foi lançada oficialmente.
No começo do ano, parte dos beneficiários do Auxílio Brasil recebeu uma carta informando que o cartão seria entregue em, no máximo, 20 dias. Contudo, a promessa não foi cumprida.