Categories: ACRE DESTAQUE REGIÃO

Mesmo com alta nos casos de Covid no Acre, cobertura vacinal segue baixa

Mesmo com a explosão de novos casos da Covid, os números da vacinação em relação às doses de reforço seguem muito ruins. Em todo o Acre, segundo o consórcio dos veículos de imprensa, a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, apenas 23% de toda a população que já deveria ter tomado a terceira dose dos imunizantes procurou as unidades de saúde para colocar a vacina em dia.

No Acre, mais de 5 mil pessoas foram infectadas pela Covid-19 apenas nos 12 primeiros dias de julho. A nova onda da doença chegou com força e pode ser facilmente constatada na quantidade de pessoas que tem lotado as unidades de saúde em busca de testes e consultas médicas.

Desde que voltou a ser a unidade de saúde da rede municipal referência para a Covid-19, Urap Maria Barroso tem atendido uma média de 300 pessoas por dia. Com muito mal estar e todos os sintomas que caracterizam a infecção.

De acordo com as autoridades em Saúde, uns dos motivos para essa nova explosão de casos pode ser creditado ao relaxamento de medidas sanitárias, como o uso de máscaras, e principalmente pela pouca procura da população pelas doses de reforço.

Um estudo, dos centros de controle e prevenção de doenças dos Estados Unidos, mostra que proteção contra Covid começa a cair quatro meses após a dose de reforço. No Acre, apenas 23% da população alvo tomou a terceira dose da vacina até agora.