O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) promove a Semana Nacional de Trânsito. As atividades de educação e conscientização tiveram início nesse domingo (18) no Lago do Amor e seguem até o próximo dia 25.
Desde 1997, por meio do art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional do Trânsito é realizada em todo o Brasil. Nela, pautas e ações relacionadas à infraestrutura viária brasileira, mobilidade urbana, convivência no trânsito e outros aspectos, são discutidos, além, claro dos crimes, infrações e acidentes de trânsito. As atividades também fazem alusão ao Dia Nacional do Trânsito, comemorado em 25 de setembro.
Na programação do Detran-AC, a população pode participar de uma dinâmica que simula os efeitos da embriaguez ao volante, além de palestras.
“Escolhemos o Lago do Amor para o início, porque é onde tem uma concentração de público grande aos finais de semana e é esse público que está no dia a dia no nosso trânsito. Escolhemos esse local para trazermos nossas campanhas educativas, nossas mini-cidades, para que as crianças aprendam como fazer no dia a dia e também os pais na conscientização de um trânsito mais segura. O Detran segue com vasta programação tanto na capital quanto no interior. Vamos fazer durante toda a semana palestras nas empresas e várias outras atividades”, disse a presidente do Detran-AC, Taynara Martins.
Conforme dados do Detran, entre janeiro e julho deste ano foram registrados 32 acidentes com vítimas fatais no Acre. No mesmo período em 2021 foram 23, ou seja, houve um aumento de 39%.
“A gente sempre fala que essa conscientização sobre o trânsito não seja só nessa semana e sim pra vida toda, porque salva vidas. O trânsito, as vezes, é uma arma perigosa e precisamos dessa conscientização. As principais causas de acidentes continuam sendo o avanço de semáforo e motoristas que não obedecem placa de pare. Ações que podem custar uma vida”, alertou o agente de trânsito do Detran-AC, Ícaro Roque.