Apenas no mês de agosto, o Corpo de Bombeiros do Acre (CBM-AC) foi acionado para atender pelo menos 728 ocorrências de incêndios em vegetação na capital acreana. Os dados são contabilizados do dia 1º a 31 do mês passado e correspondem a zona rural e urbana.
Um relatório, repassado ao g1 pela corporação, mostra que foram registradas ocorrências em 113 bairros da capital, contabilizando ainda áreas com maior concentração de mata, como o Horto Florestal e a Universidade Federal do Acre (Ufac), contabilizando 115 ao todo.
O bairro com recorde de ocorrências foi Vila Acre, com 61 no total, seguido de Floresta Sul (36), Alto Alegre com 35 no total e Calafate com 29. Em loteamentos como Praia do Amapá e Vila Maria também houve um registro significativo com 22 e 21 ocorrências registradas respectivamente.
Só nesta semana, pelo menos dois incêndios grandes foram registrados em áreas urbanas da capital. Na terça-feira (30), no Portal Ypê, um fogo de grandes proporções atingiu uma área próximo ao Into.
Já nesta quarta-feira (31), também foi registrado outro foco, no Jardim Europa, nas proximidades de um Centro Universitário e os Bombeiros foram acionados para conter o fogo.
O relatório aponta ações de combate a incêndio em vegetação, incêndios menores, florestal urbano, em amontoado de lixo/entulho e nas áreas florestais urbanas e rurais. As ações foram atendidas pelos três batalhões da capital.