Ex-Depasa
O antigo Departamento Estadual de Água e Saneamento do Acre (Depasa) mudou de nome para Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) no final de março deste ano. De lá pra cá, o órgão sofreu muitas outras mudanças além do nome.
Justificativa
A mudança do nome da autarquia ocorreu porque a sua função também mudou. Se antes, enquanto Depasa, o órgão cuidava de todo o estado, agora, como Saneacre, é responsável pela gestão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário somente nos municípios do interior. Em Rio Branco, esses serviços estão sob responsabilidade da prefeitura, desde janeiro deste ano.
Troca
Outra mudança importante no órgão, além da mudança do nome, foi a troca de comando. No dia 6 de junho deste ano, há pouco mais de três meses, saiu a antiga diretora, Waleska Bezerra, que na ocasião foi nomeada diretora na Secretaria de Empreendedorismo e Turismo, e entrou o engenheiro Ítalo Almeida Lopes. Vale frisar que Ítalo já fazia parte dos quadros do órgão.
Técnico
Com uma gestão técnica, o engenheiro conseguiu imprimir o seu ritmo e o seu modelo de gestão na autarquia, mesmo com pouco tempo de comando. Um exemplo disso foi a implantação do novo Manual de Normas e Procedimentos Operacionais Padrão (POP) para prestação dos serviços de abastecimento de água, que ocorreu no fim de agosto. “Estamos atualizando os procedimentos operacionais do órgão, levando esclarecimentos aos nossos profissionais nos 21 municípios sob nossa responsabilidade. A intenção é trazer mais segurança ao exercício profissional dos servidores”, disse o gestor na ocasião.
Assis Brasil
Outra experiência de destaque do novo gestor foi a implantação da fábrica de hipoclorito em Assis Brasil, no interior do Acre. Com o novo sistema foi possível melhorar a qualidade da água e reduzir os custos operacionais. “A ideia é sempre levar mais água, e com mais qualidade, para o máximo de pessoas possível, e isso se dá com implementação de melhorias e formação continuada dos nossos profissionais”, afirmou o presidente do Saneacre.
Deferida
Foram julgadas ontem as candidaturas de Gladson Cameli (PP) e Mailza Gomes (PP), para governador e vice, respectivamente. O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) deferiu ambas as candidaturas e agora a dupla está oficialmente na disputa. A expectativa era por conta da candidatura de Mailza, já que havia um pedido de impugnação feito pelo procurador Fernando Piazenski, do Ministério Público Eleitoral, que tinha como base uma condenação da senadora por improbidade administrativa, na época em que era secretária municipal da Prefeitura de Senador Guiomard, por conta de uma dispensa de licitação.