Categories: ACRE DESTAQUE POLITICA

Acre tem três deputados que vão integrar ‘Bancada da Bala’, diz instituto

Um levantamento feito pelo Instituto Sou da Paz, aponta que no Acre, três parlamentares eleitos no pleito deste ano para Assembleia Legislativa e Câmara Federal vieram das forças de segurança e armadas. Em todo o Brasil, 103 novos representantes foram eleitos com esse perfil.

Eles vão integrar o grupo que é popularmente conhecido como ‘Bancada da Bala’.

São eles: Coronel Ulysses (União Brasil), eleito terceiro deputado federal mais votado, e Clodoaldo Rodrigues e Gene Diniz, ambos do Republicanos, e eleitos deputados estaduais.

Ulysses e Gene Diniz são policiais militares, já Clodoaldo é policial civil. Durante a campanha, Rodrigues foi alvo de uma operação da Polícia Federal para apurar ligação de campanha eleitoral com facções criminosas.

O Sou da Paz estuda dinâmicas das violências, do uso de armas no Brasil e desenvolve metodologias para tentar prevenir ocorrências de alguns crimes. Além disso, acompanha os índices de esclarecimentos de homicídio no país e nos estados, por exemplo. Para fazer o levantamento, foram consideradas as profissões que os candidatos informaram atualmente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e também os empregos que eles tiveram no passado.

Ao site g1, o gerente do Sou da Paz, Felippe Angeli, disse que a maioria dos candidatos eleitos para a ‘Bancada da Bala’ são conhecidos por defenderem pautas como a da flexibilização de leis para armar a população.

“São candidatos e políticos em geral, que se beneficiam muito mais do status policial para benefício próprio. E aí embarcam nesse debate político, mais no campo dos costumes, mais ideologizado, mais próprio nesse campo do bolsonarismo [como são chamados os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL)] do que policiais que estão ali, de fato, se candidatando para representar suas corporações”, disse Felippe.