Categories: ACRE DESTAQUE

Em Rio Branco, Biblioteca Pública é fechada para manutenção por tempo indeterminado

A Biblioteca Estadual Adonay Barbosa, a Biblioteca Pública de Rio Branco, localizada entre a Praça Thomas Edson e Colégio Estadual Barão do Rio Branco (Cebrb), vai passar por mais uma reforça e, portanto, vai ficar fechada a partir desta segunda-feira (17) por tempo indeterminado. A Fundação Elias Mansour (FEM) informou que o local deve ficar fechado devido a problemas de ordem técnica. O local é ponto de encontro de estudantes, amantes da leitura e muito utilizado para pesquisas.

A biblioteca foi inaugurada em 1979 e, em 2008, precisou passar por uma reforma. Em dezembro de 2108 a antiga equipe do governo informou que o espaço ia ser fechado para ser modernizado, adaptado e ampliado e com acessibilidade. A obra tinha prazo para durar quatro meses e estava avaliada em R$ 740 mil.

Um mês depois do anúncio da reforma, a biblioteca continuava fechada e não havia uma data prevista para iniciar a reforma. O espaço chegou a ficar dez meses fechado e foi reinaugurado no dia 15 de outubro de 2019.

A biblioteca ficou mais de um ano fechada devido à pandemia de Covid-19 e foi reaberta no dia 8 de setembro de 2021.

Uma nota, assinada chefe da Divisão de Livro Leitura e Literatura da FEM e coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Acre, Cláudia Valéria Martins Jorge, informa oficialmente o fechamento do espaço.

Nota pública
A Fundação Elias Mansour (FEM) informa que a Biblioteca Pública Estadual Adonay Barbosa estará fechada para manutenção por tempo indeterminado, em razão de problemas de ordem técnica.

Tão logo os problemas sejam solucionados, a coordenação da biblioteca informará o retorno das atividades.