20 abril 2024

Inmet emite alerta de perigo potencial de chuvas para o AC com ventos de até 60 km/h

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta, dessa vez amarelo, que significa perigo potencial. O aviso é válido a partir deste sábado (29) até às 10h de domingo (30). Ainda de acordo com o órgão, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A capital acreana já registrou mais de 80% do volume de chuvas esperado para o mês de outubro. O esperado para todo o mês é de 152 milímetros, mas choveu 276,3 milímetros até esta sexta, um número bem acima das previsões.

“O mês de outubro tem se mostrado bastante chuvoso. O Acre ultrapassou 80% do esperado para o mês. Isso significa dizer que com a precisão de mais chuvas para os meses de novembro e dezembro, teremos o solo saturado e, com isso, com todas as consequências com o excesso de chuvas. A expectativa da Defesa Civil é que teremos excesso de chuvas em novembro e dezembro”, disse o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão.

Instruções
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Nível do Rio Acre
O Rio Acre registrou, na capital, o nível de 3,32 metros neste sábado (29) e ainda registra uma cota muito baixo, mesmo com a quantidade de chuvas registradas. A marca mais baixa da história do manancial foi de 1,25m no dia 2 de outubro deste mês.

“Esse nível do rio pode nos indicar que ultrapassaremos agora no início de 2023 a marca registrada no início de 2022 com mais de 15 metros. Podemos alcançar até 16 metros, trazendo uma inundação para Rio Branco com é recorrente praticamente em todos os anos”, complementou Falcão.

Frente fria
O Inmet reforçou ainda que há um alerta de declínio de temperatura. O aviso passa a valer no final de domingo (31) e segue até a noite de segunda-feira (1). O aviso informa que isso pode gerar um leve risco à saúde, porque o declínio deve ser de 3ºC a 5ºC.

“Temos previsão de uma frente fria para chegar agora no final de semana, especialmente entre domingo e segunda-feira, então, isso também nunca tinha acontecido no mês de outubro. A gente tem que avaliar as mudanças e emergenciais climáticas que estamos passando”, finalizou Falcão.

Veja Mais