Prazo para manutenção e reformas de túmulos em cemitérios públicos de Rio Branco termina dia 20

Dias antes do feriado de Finados é comum a correria de familiares de pessoas falecidas para construir, reformar ou fazer a manutenção dos túmulos nos cemitérios públicos da capital. Por causa disso, a prefeitura de Rio Branco diz que fará valer uma lei, já existente, que proíbe obras nos cemitérios por parte da população. Por isso, o prazo para manutenção e reforma em túmulos vai até o dia 20 de outubro.

Com antecedência, o pedreiro João Moraes Lima foi contratado para construir um túmulo no cemitério São João Batista, mas lamentou que o prazo dado este ano foi menor que nos anteriores.

“A gente começou antes para terminar a tempo o trabalho. Antes era até o dia 28, não concordo muito porque acredito que 4 dias dá pra eles fazerem a limpeza, teria mais tempo pra gente ganhar um dinheirinho,” avalia.

A orientação vale até o dia 2 de novembro, Dia de Finados, em todos os cemitérios administrados pela prefeitura. Neste período, as visitações continuam permitidas.

“Após o dia 20 nós vamos montar mais uma nova equipe para concluir a limpeza de todos os outros cemitérios, que começou a ser feito já no mês passado. A gente precisa desses dias para retirar o resto de entulho, queremos deixar os cemitérios completamente limpos para que no próximo dia 2 de novembro, Dia dos Finados, as pessoas possam visitar, com todo o conforto, sem nenhum tipo de contratempo,” explica o secretário de Cuidados com a Cidade, Joabe Lira.

Cemitério sem parte do muro
Quanto a estrutura nos cemitérios, uma parte do muro, na parte de trás do cemitério São João Batista ainda é sustentada por pedaços de madeira. A secretaria de Cuidados com a Cidade informou que essa parte do muro ainda está em obras. Em fevereiro deste ano, outra parte do muro desabou, mas o trecho já foi reconstruído.

Já no cemitério Jardim da Saudade, parte do muro também desabou em fevereiro deste ano. No local, foram colocados tapumes de madeira para obstruir a passagem. Em vários pontos, o muro tem buracos. Já na parte de trás, a estrutura acaba e o terreno fica completamente desprotegido. Sobre isso, o secretário informou que está sendo elaborado um projeto para murar todo o cemitério, o que deve ser feito nos próximos meses.

“Vamos fazer a pintura também lá do São Francisco, nós fizemos já no ano passado a reforma na parte administrativa do São João Batista, do Jardim da Saudade, nós fizemos também a manutenção do estacionamento do São João Batista, desde o ano passado nós estamos trabalhando nessas obras”, conclui o secretário.

 

Categories: ACREDESTAQUE