18 abril 2024

Prefeitura decreta situação de emergência no Bujari devido à crise hídrica

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Prefeitura do Bujari, no interior do Acre, decretou situação anormal caracterizada como situação de emergência por causa da crise hídrica iniciada no mês de setembro e acentuada nos últimos 30 dias. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado do Acre (DOE) desta sexta-feira (21) devendo vigorar pelo prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

O objetivo da prefeitura é agilizar os procedimentos administrativos e priorizar o atendimento às áreas e regiões prejudicadas pela falta de chuvas.

A crise hídrica no Bujari começou no mês de setembro e ficou mais acentuada nos últimos 30 dias. O O Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) definiu um novo ponto de captação para amenizar o problema de abastecimento. O local é um açude que fica localizado em uma propriedade privada. Os equipamentos começaram a ser instalados nessa quinta (20).

O Saneacre disse que aumento o número de carros pipas de 10 para 17 e a meta é normalizar o abastecimento no sábado (22) a partir do novo ponto de captação, que deve abastecer o município por pelo menos dez dias.

“Estamos realizando um trabalho em parceria com a Prefeitura do Bujari, inclusive, auxiliando no decreto de emergência para contratar mais caminhões-pipas. Termos um novo ponto de captação e tudo passará pelo nosso sistema com o laboratório acompanhando todo o tratamento”, declarou o diretor do Saneacre, Ítalo Lopes.

Protesto de moradores
Moradores do Bujari fecharam a entrada da cidade, na tarde da quarta (19), em protesto. O município enfrenta uma crise hídrica e está com racionamento de água. O Igarapé Redenção, que abastece o reservatório da cidade, está com menos de um metro.

A manifestação chegou a formar uma grande fila de veículos com pessoas que saíam e chegavam na cidade. O diretor do Saneacre esteve no local e conversou com os moradores.

Falta de água no Aeroporto de Rio Branco
O Aeroporto de Rio Branco também chegou a ser afetado pela falta de água no Bujari. Em nota, no último dia 14, informou que alguns serviços iriam ser reduzidos até o restabelecimento do serviço. Uma das prioridades, segundo a administração do terminal, é o atendimento nos horários de voos e atividades administrativas das empresas no aeroporto. O local é abastecimento pelo reservatório do Bujari.

Na época, o presidente do Saneacre, Ítalo Lopes, disse que o município do Bujari passa por problemas com o abastecimento de água, mas vem sendo realizado um trabalho para garantir que todas as localidades que dependem do reservatório da cidade sejam abastecidas.

Veja Mais