20 abril 2024

Prefeitura prepara cemitérios de Rio Branco e espera cerca de 60 mil visitantes no Dia de Finados

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Uma força-tarefa prepara os cemitérios de públicos de Rio Branco para receber visitantes no Dia de Finados. Roçagem, poda de árvores, pintura e capina estão entre as ações realizadas pela prefeitura da capital acreana. São esperadas cerca de 60 mil pessoas nos quatro cemitérios municipais na próxima quarta-feira (2).

O trabalho de manutenção dos cemitérios foi iniciado pela Secretaria Municipal de Cuidados Com a Cidade (SMCCI) há um mês e, segundo o secretário Joabe Lira, a previsão é que seja finalizado na segunda (31).

Entre os cemitérios onde estão sendo feitos os serviços estão: São João Batista, Jardim da Saudade, São Francisco e Cruz Milagrosa. Cerca de 200 trabalhadores atuam na operação de limpeza.

“Temos quatro cemitérios municipais, começamos essa ação há um mês e estamos concluindo a limpeza de todos eles. Fizemos limpeza geral e também do entorno, reforma da parte administrativa de alguns deles e numeração das sepulturas. Fizemos essa mega estrutura para poder preparar os cemitérios para o dia 2 de novembro, porque sabemos que é um momento importante, que as pessoas vêm com muita emoção fazer essa visita”, disse o secretário.

Os quatro cemitérios públicos da cidade vão abrir das 7h às 17h na quarta (2). Somente no cemitério São João Batista, um dos principais da capital, são aguardadas cerca de 40 mil pessoas.

Este ano, três cemitérios vão ter missas. Segundo a programação, no Jardim da Saudade e no São João Batista a celebração acontece às 8h e 16h, e no Cemitério Cruz Milagrosa a missa é às 8h.

Trabalho de revitalização e limpeza iniciou há um mês e deve ser concluído na segunda-feira (31).  — Foto: Evandro Derze/Assecom

Trabalho de revitalização e limpeza iniciou há um mês e deve ser concluído na segunda-feira (31). — Foto: Evandro Derze/Assecom

Prazo para reforma e manutenção encerrado
O prazo para manutenção e reforma em túmulos foi até o dia 20 de outubro. Mas, até a próxima segunda-feira (31) a prefeitura libera os visitantes a fazerem limpeza nos túmulos de seus entes queridos.

“Chamamos antecipadamente as pessoas para fazerem as construções e reformas até o dia 20. A limpeza é até segunda. A visitação nos cemitérios nessas últimas semanas aumentou muito devido as pessoas estarem vindo fazer a manutenção e limpeza. Mas, é importante ressaltar que nós fazemos a limpeza geral dos espaços”, disse o secretário.

Com relação aos muros dos cemitérios, que alguns inclusive chegaram a cair este ano, o secretário afirmou que está sendo feito um trabalho de reparo emergencial, mas que existe um projeto para a construção de novos muros até o final do ano que vem.

Cemitérios da capital passam por limpeza para o dia 2 de novembro

Veja Mais