O câncer é uma doença muitas vezes silenciosa, que afeta não somente o corpo, mas também o seio familiar, sendo hoje uma das principais causas de morte em todo o mundo.
Por isso, nesta terça-feira, 18, o governo do Estado do Acre, por meio do Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon/AC), promoveu palestra para conscientizar servidores da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) sobre o risco do câncer de mama e de colo de útero.
A iniciativa é do Centro Integrado de Apoio Biopsicossocial (Ciab), órgão da Sejusp que é responsável pela saúde mental dos servidores da pasta. O evento faz parte das celebrações do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção de enfermidades do câncer.
O secretário de Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar Rocha dos Santos, falou da sua experiência pessoal com o câncer, que esteve presente na sua família.
“Repentinamente, lá em casa, vimos nossa mãe acometida pela doença, algo que não desejo pra ninguém. De modo que o mais importante é promover acesso ao conhecimento, em que ações preventivas adotadas pela própria pessoa podem salvar vidas”, destacou Paulo Cézar, agradecendo pelo trabalho de conscientização sobre a doença nos locais de serviço público.
A palestra trouxe de forma descontraída perguntas temáticas sobre o câncer de mama, em que os servidores, com plaquinhas, tinham que responder sim ou não às perguntas. Na apresentação, foi exibido um slide informativo sobre o que é o câncer, suas causas e fatores de risco.
Um dos aspectos abordados foi a informação de que o câncer de mama é raro no público masculino, mas pode ocorrer e não é menos perigoso, atingindo em média 1% dos homens no Brasil.
A apresentação da equipe foi encerrada pela assistente social do Cecon, Rose Maia, que recitou um poema enaltecendo a mulher.
A importância da realização do exame, por meio da mamografia, e o autoexame são algumas das formas importantes para a descoberta precoce do câncer de mama. Há ainda os exames anuais de prevenção do câncer do colo de útero (PCCU), também conhecido por papanicolau.
O exame de mamografia é recomendado a partir de 40 anos pela Sociedade de Mastologia, previsto na lei federal 11.664/08. Já o PCCU é importante após a iniciação da atividade sexual. “Cuide-se, o exame precoce pode salvar sua vida”, enfatizou Rose Maia.