Mais investimentos serão aplicados na educação profissionalizante e na agricultura familiar com o acordo de cooperação técnica que será firmado entre o governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa), e o Instituto Federal do Acre (Ifac), campus da Baixada do Sol, na Transacreana. Nesta quinta-feira, 3, as instituições se reuniram para integrar os diálogos entre as equipes que estarão à frente do acordo.
Com as parcerias futuras, a Sepa promoverá ganhos para a categoria do agronegócio, fortalecendo a área produtiva no estado. A intenção é de formalizar o acordo o mais breve possível, tendo a pretensão de gerar mais oportunidades para estudantes e produtores rurais.
Este dia é histórico para os servidores da Sepa e do Ifac. “Estou muito feliz. Vamos avançar muito nas ações da Sepa com essa parceria com o Ifac. Iremos unir ensino, pesquisa e extensão rural”, disse o titular da instituição, Edivan Azevedo.
Com a aproximação dos setores de educação e agronegócio, haverá muitos benefícios para a comunidade estudantil e a agricultura familiar. O secretário complementou: “Estamos focando na preparação de futuros técnicos que possam implementar a difusão de tecnologia nas áreas de produção rural e, ao mesmo tempo, levar apoio aos agricultores do nosso estado”.
“O Campus Baixada do Sol será um celeiro de oportunidades, além de potencializar as ações de ensino, pesquisa e extensão, com este acordo de cooperação com a Sepa, que será estendido para todos os nossos campus. Com investimentos do Estado, iremos avançar na pesquisa aplicada e melhorar ainda mais a formação dos estudantes”, enfatizou a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante.
No encontro foram observadas as novas instalações dos laboratórios, salas de aulas e a quadra poliesportiva da unidade federal. Com o diálogo entre as equipes das instituições, o objetivo é que, futuramente, sejam realizadas parceiras favoráveis para a potencialização das ações na região.