Um grupo de 70 presos recebeu familiares e amigos em uma confraternização de fim de ano na tarde desta quarta-feira (14) na Unidade Prisional Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre. Durante o evento, um dos detentos pediu a namorada em casamento.
A programação incluiu ainda lanche, homenagens, envio de mensagens e música. Os presos que participaram do evento são do serviço interno, que trabalham nas oficinas do presídio.
“É um momento muito importante para nós e, principalmente, para eles. É o momento que têm para rever os familiares, estamos trazendo esse momento especial para que os familiares possam entrar na unidade, ver o ambiente de trabalho deles, onde passam muito tempo”, explicou o diretor da unidade, Manoel Elvis Barros.
Essa é a segunda vez que a direção do presídio abre o local para receber os familiares dos detentos nessa época do ano. O encontro desta quarta ocorreu ao ar livre, na casa de farinha da unidade.
A aposentada Marliz Maciel, de 61 anos, foi uma das parentes que esteve no evento. Ela foi visitar o irmão que não via há muito tempo. À Rede Amazônica Acre, Marliz falou da emoção que sentiu ao encontrar com o irmão e de como se sentiu no local.
“É um momento que me sinto privilegiada, de terem aberto o espaço. Fazia muito tempo que não via ele, é uma ótima oportunidade. Dá uma reação de temor, a gente que não tem costume [de entrar no presídio], assim como eu, mas quando começa a participar dá uma sensação de paz, alegria. Me senti muito alegre, assim como ele e os demais. Ele sabe que é amado por toda família, jamais vamos desprezar ele, amamos muito e ele sabe”, descreveu.
Colaborou o repórter Bruno Vinicíus, da Rede Amazônica Acre.