Categories: ACRE DESTAQUE MUNDO

Ex-governador peruano que estava foragido no AC segue aguardando extradição

POR G1

O ex-governador de Madre de Dios, região do Peru, Luis Guillermo Hidalgo Okimura, que foi preso pela Polícia Federal no último dia 13 em Rio Branco segue preso na Unidade de Recolhimento Provisório, no Complexo Penitenciário de Rio Branco e não tem previsão para que seja extraditado.

“Quanto à extradição, como a prisão preventiva dele foi expedida pelo STF, todo o processo já corre em instância superior”, informou o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen). Okimura, que também é médico, é acusado de crimes como corrupção passiva, tráfico de influência e organização criminosa praticados quando ele era governador do Peru.

O Consulado do Peru em Rio Branco acompanha o caso, mas informou que não há uma previsão para que ele volte ao país, já que o “processo é complexo” e segue no Supremo Tribunal Federal (STF). “Ele está bem e segue sendo acompanhado”, informou.

O ex-governador estava foragido na capital acreana, Rio Branco, e foi preso por meio da representação regional da Interpol no Acre. De acordo com a PF, havia um mandado de prisão expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra o político. Além da prisão, o mandando judicial pede a extradição de Okimura.