Em 2022, a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), por meio do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (Sadt), realizou na unidade hospitalar de Rio Branco dois mutirões de exames, atingindo o total de 1.098 procedimentos, entre 500 eletrocardiogramas e 598 eletroencefalogramas, contemplando pacientes de todo o estado.
O coordenador do Setor de Exames da fundação, Marcelo Cavalcante, avaliou como positiva a produtividade da unidade no período. “O eletrocardiograma e o eletroencefalograma de adultos tinham uma fila muito grande, que conseguimos zerar. Agora o paciente pode vir a qualquer momento e realizar esses exames sem precisar enfrentar fila”, garante.
O setor atendeu pacientes que estavam na fila de espera desde 2014. O balanço geral de 2022 aponta que foram feitos aproximadamente 22 mil exames das diversas modalidades (veja relação abaixo) até novembro, atendendo a população do interior e capital.
O Sadt é uma modalidade de prestação de serviços ofertada nas unidades de saúde, responsável pela realização de exames complementares das linhas de cuidado da atenção básica e de atenção especializada. Tem como objetivo apoiar a realização de um diagnóstico assertivo, esclarecer diagnósticos ou realizar procedimentos terapêuticos específicos para os pacientes.
Para acessar ao serviço, o paciente ou responsável deve se dirigir até o balcão de informações com o pedido médico em mãos, para marcar a data do exame.
– Biópsia de próstata;
– Ultrassonografia do olho;
– Eletroencefalograma,
– Broncoscopia;
– Colonoscopia;
– Eletroencefalograma com sedação;
– Ecocardiograma transesofágico;
– Ecocardiograma transtorácico;
– Eletrocardiograma;
– Gastrostomia percutânea;
– Endoscopia;
– Eletrocardiograma com sedação;
– Raio-x panorâmico de coluna e membros inferiores;
– Endoscopia com ligadura elástica esofágica;
– Endoscopia com esclerose;
– Ultrassonografia de carótidas;
– Ultrassonografia de partes mole e músculo esquelético;
– Todas as USG com doppler;
– Ligadura elástica de hemorroida;
– Raios-x urografia excretora;
– Punção aspirativa por agulha fina;
– Raios-x uretrocistografia retrograda;
– Retossigmoidoscopia;
– Tomografia para pacientes internados;
– Ultrassom doppler arterial e venoso;
– Videolaringoscopia.