Categories: POLICIAL

Angolano acusado de fraude milionária contra a Caixa é preso pela PF no interior do AC ao tentar fugir do Brasil

Um angolano de 44 anos, acusado de fraude milionária contra a Caixa Econômica, foi preso pela Polícia Federal nessa quinta-feira (23) quando tentava fugir do Brasil pela fronteira do Acre com o Peru e Bolívia. Segundo a PF-AC, ele é apontado por causar um prejuízo estimado em mais de R$ 1,5 milhão contra o banco e centenas de vítimas.

O mandado de prisão preventiva contra o estrangeiro foi expedido pela 3ª Vara Federal de Criminal do Rio de Janeiro. A PF capturou o suspeito na cidade acreana de Assis Brasil, que faz fronteira com o Peru e a Bolívia.

A ação contou com a atuação de policiais federais do posto de controle da fronteira de Assis Brasil, da delegacia de Epitaciolândia e da Polícia Federal no Peru, além do apoio de policiais militares do 5º Batalhão.

Conforme a PF, a ação é um desdobramento de operações deflagradas em abril de 2020 e novembro de 2022 pela unidade de análise de dados de inteligência da PF no Rio de Janeiro contra uma organização criminosa acusada de fraudes cometidas para a consecução de saques e transferências junto à Caixa, lesando os clientes e a instituição bancária. Além disso, foram identificadas fraudes relacionadas ao auxílio emergencial.

Com estrangeiro, PF do Acre encontrou quantia em dinheiro e documento falso — Foto: Arquivo/PF-AC

Com o angolano, a PF do Acre encontrou mais de 2,3 mil dólares e cerca de R$ 314, além de cédula de identidade de estrangeiro falsa.

O preso foi levado à delegacia da Polícia Federal em Epitaciolândia, no interior do Acre, para os devidos procedimentos. Em seguida, ele deve ser transferido para a Superintendência Regional da PF no Rio de Janeiro.

Por G1 AC