28 março 2024

Apenas 33 escolas do AC se inscreveram na Olimpíada Brasileira de Matemática; prazo acaba dia 17 de março

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Com o tema voltado para o naturalista, geógrafo e biólogo, Alfred Wallace, a 18° Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) está com suas inscrições abertas até 17 de março. No Acre, escolas da rede privada também podem participar da prova mediante pagamento de taxa dos alunos já as da rede pública tem gratuidade.

O coordenador regional da OBMEP no Acre, Sandro Ricardo, fez um apelo para que as escolas acreanas, principalmente as públicas, se inscrevam no evento mesmo estando no período de férias. Até a data desta publicação somente 33 escolas se inscreveram.

“Ano passado se inscreveram 310 escolas e pra segunda fase passaram 1,5 mil alunos. A gente está querendo divulgar por conta que as escolas estão de férias e poucas se inscreveram porque não têm ainda a quantidade de alunos que vai fazer a prova. A ideia é fazer a inscrição com base na quantidade de alunos que tinham ano passado,” explica.

A OBMEP faz uma homenagem ao bicentenário do biólogo Alfred Wallace trazendo no mural do site a cor verde que representa a floresta Amazônica e os tucanos, aves da região que estavam entre os principais interesses dele e de Henry Bates, amigo e acompanhante de viagem.

São três níveis da prova: primeiro nível do 6° ao 7° do ensino fundamental, segundo nível do 8° ao 9° do ensino fundamental e o nível três corresponde ao ensino médio. Prova da primeira fase acontece dia 30 de março e segunda fase dia 7 de outubro. A novidade do ano é a olimpíada Mirim que abre suas inscrições em maio.

A nível nacional serão distribuídas:
650 medalhas de ouro
1.950 de prata
5.850 bronzes
Em 2022, foram 54.488 escolas da rede pública e privada inscritas na primeira fase com mais de 18 milhões de alunos participantes. Nesse ano, o Acre conquistou ao todo 171 premiações, sendo: uma prata, 61 bronzes e 109 menções honrosas.

Segundo o site da OBMEP, os alunos premiados vão ser convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) que é um programa que propicia ao aluno premiado da OBMEP, entrar em contato com interessantes questões no ramo da Matemática, ampliando o seu conhecimento científico e preparando-o para um futuro desempenho profissional e acadêmico.

As escolas privadas devem pagar sua taxa de inscrição dependendo da quantidade de alunos participantes conforme descrito no regulamento do site da OBMEP.

*Estagiário sob supervisão da coordenadora Geisy Negreiros.

por g1/Ac

Veja Mais