19 abril 2024

Carnaval de Rio Branco deve ter monitoramento por câmeras para reforçar segurança na Arena da Floresta

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A inovação tecnológica será uma forte aliada na segurança durante as noites de carnaval no Estádio Arena da Floresta, em Rio Branco. A festa deste ano será a primeira a contar com videomonitoramento com reconhecimento facial e contagem de pessoas.

O Carnaval da Família é organizado pela Prefeitura de Rio Branco e o governo do Acre com início no dia 17 e término dia 21 de fevereiro. A expectativa é receber 20 mil pessoas. Veja programação completa abaixo.

Nessa segunda-feira (6), a comissão organizadora se reuniu com representantes de 32 instituições que apoiam o evento na Filmoteca, que fica dentro da Biblioteca Pública de Rio Branco, no Centro.

A Secretaria de Estado de Indústria, da Ciência, do Comércio, do Empreendedorismo e Turismo (Seicetur) confirmou que o estádio terá monitoramento por câmeras para ajudar a reconhecer indivíduos que causarem algum transtorno e também para garantir a segurança das famílias.

“Teremos o circuito fechado de TV lá distribuído em vários pontos e com tecnologia com reconhecimento facial e inteligência artificial. Terá um box da PM lá com o efetivo, vai ter também, inclusive, um espaço para detenção para casos de alguma ameaça que seja necessário deter”, explicou o secretário Assurbanipal Mesquita.

O secretário destacou ainda a presença das equipes da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) com policiamento no local. Uma empresa de segurança privada também foi contratada para reforçar a revista nos frequentadores, rondas e outras ações.

“Vamos ter a segurança privada complementando as forças policiais, teremos três acessos de entrada e saída com controle de fiscalização e revista. As pessoas vão podem levar o isopor, suas geleiras com bebidas, mas vamos revistar esse material também”, acrescentou.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e outras da Saúde estarão na arena para atender qualquer eventualidade. Mesquita disse que a prefeitura disponibilizou um efetivo em uma linha de ônibus específica para a festa.

“Tanto para dar acesso no início da festa e também para dar vazão no final, de maneira que as pessoa possam ir no transporte coletivo. Até sexta-feira [10] estaremos finalizando todos os detalhes para semana que termos os esclarecimentos sobre o transporte, segurança, entre outros”, finalizou.

Pelo decreto 1.929, publicado no Diário Oficial, os dias de carnaval em Rio Branco, 20,21 e 22 são pontos facultativo no âmbito municipal.

Programação
Escolha da Realeza de Rio Branco – dia 17 de fevereiro
Espaço Kids com brinquedos infláveis destinado ao público infantil;
Pintura corporal para as crianças;
Baile Infantil no dia 19 de fevereiro das 16h às 18h – quadrilhódromo do Arena da Floresta;
Baile da melhor idade no dia 20 de fevereiro – quadrilhódromo do Arena da Floresta;
Desfile dos blocos – dia 21 de fevereiro;
Área de alimentação com padrão da Economia Solidária.

Por Aline Nascimento, g1 AC

Veja Mais