29 março 2024

Com esforços do governo do Acre, Fundhacre realiza primeiro transplante de fígado do ano

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O governo do Acre vem se empenhando para que a população seja assistida cada vez mais por meio da saúde pública Estado. Assim, a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) realizou mais um transplante de fígado no centro cirúrgico do hospital.

Fundhacre realiza primeiro transplante de fígado do ano. Foto: Gleison Luz

“Já recebemos o ano de 2023 com muita felicidade, com a chegada do primeiro transplante do ano. Lembrando que é todo um esforço para que ocorra esse momento. Aproveito e reforço a população a importância da doação de órgãos para realização de mais transplantes”, destaca o gestor João Paulo Silva.

Ao todo já foram realizados 63 transplantes de fígado na Fundhacre. Foto: Cedida

Desde o início do programa, em 2016, já foram realizados 62 transplantes, sendo este o primeiro do ano de 2023, totalizando 63 procedimentos.

A receptora Francisca das Chagas Gomes, de 66 anos, de Rio Branco, tem cirrose por vírus da hepatite C que evoluiu com hepatocarcinoma em 2014 e foi submetida a hepatectomia segmentar. Ela apresentou recidiva do câncer em 2022 e foi listada para transplante de fígado. O órgão é proveniente de Rondônia, de um doador de 38 anos.

Receptora Francisca das Chagas Gomes, de 66 anos, acompanhada da Família. Foto: Cedida

“Estou muito nervosa, porém feliz em fazer o meu transplante e ter uma vida mais saudável, esse período do pré-ambulatório, onde aguardei a cirurgia, me trataram muito bem aqui na Fundhacre”, disse a receptora, acompanhada da cunhada Maria Correi e do filho Francisco Rodrigues.

Equipe de transplante da Fundhacre no acolhimento com a paciente. Foto: Cedida

O ambulatório conta com uma equipe multidisciplinar especializada em transplantes, com atendimento de enfermagem, na área de psicologia e apoio administrativo para agendamento de exames. O acesso ao atendimento com esses especialistas ocorre por meio de encaminhamento médico para avaliação de transplante ou cirurgia hepatobiliopancreática.

Equipe do ambulatório com responsável técnico da equipe de transplante de fígado, médico Tércio Genzini. Foto: Gleison Luz

Para viabilizar o processo de captação do órgão é necessário a integração de uma equipe multidisciplinar, incluindo profissionais da Central Estadual de Transplantes, equipe da Fundhacre, além de um grupo cirúrgico altamente especializado. A organização e logística para execução dos transplantes de fígado é um compromisso e cuidado do governo do Estado, que tem atuado de forma assídua, juntamente com as instituições de saúde e equipe do Transplante Hepático do Acre, coordenada pelo cirurgião Tércio Genzini.

Por agencia de noticias do Acre

Veja Mais