Como parte de um ousado planejamento para que o ensino público do Acre esteja entre os dez melhores do Brasil, o governo do Estado não vem mediando esforços ao fazer mais um importante investimento na área da Educação. Nesta segunda-feira, 27, mais 54 novos professores tomaram posse e passam a integrar o quadro de profissionais efetivos.
Realizada no auditório da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), em Rio Branco, a cerimônia contou a presença do governador Gladson Cameli e da vice-governadora Mailza.
Além da capital, os servidores contratados atuarão em Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Senador Guiomard e Tarauacá, e ministrarão as disciplinas de Educação Física, Geografia, Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Língua Inglesa e Química.
“Eu acredito que, no Acre, o filho do pobre vai ter as mesmas oportunidades que o filho do rico. Fazemos isso para garantir qualidade de ensino e oportunidades iguais aos nossos adolescentes e, principalmente, as minhas autoridades, para quando eles precisarem entrar no mercado de trabalho”, afirmou Cameli.
Durante o evento, o governador também confirmou o reajuste salarial de 14,95% do piso dos professores e profissionais de apoio. A medida beneficiará mais de 16 mil trabalhadores da Educação e reafirma o compromisso da atual administração com a valorização dos servidores públicos estaduais.
“Isso representa um investimento de mais de R$ 250 milhões. Durante o nosso governo, os reajustes acumulados na Educação chegam a 50%, em relação a 2018”, observou o governante acreano.
Em sua fala direcionada ao público, a vice-governadora destacou a importância da aprendizagem para a construção de um estado com mais oportunidades para todos. “A Educação é marcante em nossas vidas. O professor influencia diretamente na formação ética dos alunos. O governo do Estado tem feito muito nos últimos quatro anos e faremos muito mais nos anos que virão”, argumentou.
O titular da SEE, Aberson Carvalho, aproveitou a oportunidade para relembrar os feitos realizados nos últimos anos. “O governo implementou o prato extra da merenda, distribuiu gratuitamente o fardamento escolar, ofertou notebooks aos professores, realizou concursos públicos e pagou o maior abono da história aos servidores da Educação”, declarou.
Denise Miranda foi uma das primeiras a chegar ao auditório da SEE. Professora de Língua Portuguesa há 15 anos, a docente comemorou a nova conquista ao assinar o segundo contrato de trabalho permanente com o Estado.
“Na época, quase pensei em desistir de fazer esse concurso, mas Deus sabe o que faz em nossas vidas. Hoje está sendo um dia de muita felicidade e continuarei sempre dando o meu melhor em sala de aula, como sempre fiz com os meus alunos”, enfatizou.
A solenidade contou ainda com a participação do secretário adjunto de Educação, Tião Flores; do secretário da Casa Civil, Jonathan Donadoni; do secretário de Administração, Paulo Roberto Correia; do secretário de Governo, Alysson Bestene; e dos deputados estaduais Afonso Fernandes, Michele Melo, Pedro Longo, Tadeu Hassem e Tanízio Sá.
Por Agencia de Noticias do Acre