Categories: MUNDO

Pescador captura lagosta azul raríssima na Irlanda do Norte: chance é uma em dois milhões

Um pescador ficou atordoado depois de capturar uma lagosta azul incrivelmente rara do oceano. Stuart Brown, 28, de Bangor, County Down, na Irlanda do Norte, disse que a captura foi “uma surpresa para todos”.

A notável criatura foi encontrada perto do Farol de Blackhead, porém, como era pequena demais, ele tirou as fotos e a devolveu para o lago.

Ele disse: “Ainda está em algum lugar no lago, nadando o mais feliz possível. Espero que, se alguém o pegar, eles o devolvam também.”

Descrevendo a descoberta, ele disse: “Eu deslizei o pote para o tripulante que o levantou e ele fez um comentário: ‘Isso é muito azul’. Stuart começou a pescar quando tinha 11 anos e contou que já encontrou muitas lagostas que não parecem ‘normais’, são mais ou menos vermelhas, mas nada azul. “Pesquisei no Google para ver como era raro, e havia uma chance em dois milhões de pegá-lo”, disse ao Daily Star.

Pescador captura lagosta azul raríssima na Irlanda do Norte: chance é uma em dois milhões — Foto: Reprodução/Facebook

As diferenças genéticas podem fazer com que algumas lagostas tenham uma cor diferente da variedade marrom ou vermelha mais comumente encontrada. Os cientistas calculam que a chance de pegar uma lagosta azul é de cerca de uma em dois milhões, o que significa que realmente foi o dia de sorte de Stuart.

Essa matéria faz parte da iniciativa #UmSóPlaneta, união de 19 marcas da Editora Globo, Edições Globo Condé Nast e CBN. Conheça o projeto aqui.