24 abril 2024

Polícia do AC deflagra operação contra organização criminosa acusada de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Polícia do AC deflagra operação contra organização criminosa acusada de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas — Foto: Arquivo/PF-AC

A força-tarefa de Segurança Pública no Acre deflagrou nesta sexta-feira (10) a operação Hard Rock contra integrantes de uma organização criminosa voltada para a lavagem de dinheiro do tráfico de drogas.

Ao todo, são cumpridos 26 mandados judiciais, sendo quatro de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão, bem como, mandados judiciais de sequestro de imóveis, veículos, avião, bloqueio de valores em contas de 20 investigados e indisponibilidade de investimentos em ações, títulos do tesouro nacional e cédulas de crédito imobiliário.

Conforme a Polícia Federal do Acre (PF-AC), os valores de bloqueio ordenados são de mais de R$ 40 milhões, para reprimir crimes de tráfico interestadual de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco.

Ao todo, operação Hard Rock cumpre 26 mandados judiciais nesta sexta-feira (10). — Foto: Arquivo/PF-AC

Ao todo, operação Hard Rock cumpre 26 mandados judiciais nesta sexta-feira (10). — Foto: Arquivo/PF-AC

As investigações começaram em 2021 e revelaram um complexo esquema de lavagem de dinheiro do comércio de entorpecentes, movimentando centenas de milhões de reais.

A operação foi deflagrada na capital acreana, Rio Branco, e outras 12 cidades de 7 estados, entre elas Manaus (AM), Benjamin Constant (AM), Boa Vista (RR), Santarém (PA), Timon (MA), Terezina (PI), Natal (RN), Anápolis (GO), Nísia Floresta (RN), Ceará Mirim (RN), Extremoz (RN) e Mossoró (RN).

O nome da operação faz referência ao apelido do principal investigado. A investigação foi conduzida pela força-tarefa de Segurança Pública, composta pela Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar e contou com a participação de 86 policiais no cumprimento dos mandados.

Ainda segundo a polícia, os envolvidos podem responder pelos crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa e as penas, se condenados, podem ultrapassar 33 anos de prisão.

Por G1 AC

Veja Mais