29 março 2024

Saúde do Estado renova parceria com navio-hospital da Marinha no Juruá

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Há mais de 20 anos o Navio-Hospital Dr. Montenegro, da Marinha, ancora às margens do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul. Agora em sua 23ª missão no município, a unidade reforça os atendimentos aos ribeirinhos.

Nesta quinta-feira, 9, a equipe da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) reuniu-se com tripulantes da equipe que realiza as ações de assistência hospitalar na embarcação, com a presença do titular da pasta, Pedro Pascoal, da gestora regional da Sesacre, Diani Carvalho, e secretários municipais de Saúde da região.

Equipes da Saúde e Marinha detalham ações em apoio à tripulação do navio-hospital. Foto: Marcos Santos/Secom

Previstos para se iniciarem ainda esta semana, os atendimentos contemplam consultas médicas e odontológicas, cirurgias de pequeno porte, exames clínicos, laboratoriais, pré-natais, mamografia e raio-X, além de palestras educativas, distribuição de medicamentos e atenção farmacêutica.

O secretário Pedro Pascoal manifestou o apoio da Sesacre à tripulação: “O Estado adentra com todo o apoio logístico, no intuito de atender e auxiliar durante a missão; nosso objetivo é ajudar a otimizar os atendimentos, levando à população acolhimento em saúde”.

Navio-hospital, às margens do Rio Juruá. Foto: Marcos Santos/Secom

O comandante da embarcação, Thiago Batista Rocha D’Oliveira, ressaltou a importância do suporte do Estado para um atendimento de qualidade. “Sem a parceria com a Sesacre fica difícil cumprir a missão, pois a secretaria tem o mapeamento das cidades e nos fornece apoio, com lanchas, viaturas e outras demandas que temos”, explicou.

Durante a operação, que se encerrará em abril, os municípios de Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Mâncio Lima, localizados às margens do Rio Juruá, também receberão os serviços do hospital fluvial.

Sobre a embarcação

O navio de assistência hospitalar (NAsH) Dr. Montenegro, transferido por contrato de cessão entre a Marinha do Brasil e o governo do Acre, é ocupado por uma equipe de saúde formada por 27 militares. Seu nome é uma homenagem ao médico acreano Manoel Braga Montenegro (1927-2020), nascido no Vale do Juruá.

Por agencia de noticias  do Acre

Veja Mais