As cheias do Rio Acre seguem afetando diversas regiões do estado, e em Xapuri não é diferente. Segundo informações divulgadas pela prefeitura local, quatro bairros já foram atingidos pelas enchentes: Braga Sobrinho, Polo Jequiá, Centro e Sibéria. Até o momento, cerca de 2.400 pessoas foram atingidas pelas cheias, o que representa 600 famílias. Dentre essas famílias, 19 já estão desabrigadas e 86 desalojadas.
Uma das ações emergenciais realizadas foi a retirada do gerador do Hospital Epaminondas Jácome, que fica à margem do rio. Além disso, a prefeitura está construindo abrigos na praça da juventude para acolher as famílias desabrigadas, e a escola estadual Anthero Soares Bezerra também está preparada para receber mais famílias atingidas pela cheia.
Confira mais:
A situação é tão grave que a prefeitura teve que desativar o centro do idoso, conhecido como “Lar dos Vicentinos”, que acolhe pessoas idosas, uma vez que as águas já estão chegando ao prédio localizado no bairro Braga Sobrinho. Os idosos foram levados para a Escola Alcimar Nunes Leitão.
O nível de transbordo do Rio Acre em Xapuri é de 13,40 metros, e já está em 14,51 metros de acordo com a última medição realizada às 18h desta segunda-feira, dia 27 de março de 2023. A prefeitura segue acompanhando a situação e tomando as medidas necessárias para ajudar as famílias atingidas pelas enchentes.