Início / Versão completa
ACRE

Partidos da base do presidente Lula dialogam sobre a construção de um bloco no Acre

Por Redação 07/03/2023 10:52
Publicidade

Dirigentes do PT, PCdoB, PV, PSOL, REDE, PCB e PCO reuniram-se na noite dessa segunda-feira, 06, na sede do PT, para tratar da formação de um bloco progressista no Acre, com vistas a construir uma base popular de sustentação política e disputa dos rumos do governo Lula no estado.

Publicidade

Além dos presidentes dos partidos, estiveram presentes o deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB), a ex-vice-governadora Nazaré Araújo (PT), que foi candidata ao Senado em 2022, o advogado Sanderson Moura (PSOL) e o professor Nilson Euclides, que concorreu ao governo do Estado pelo PSOL.

O presidente do PT/Acre, Cesário Braga, destacou a importância da unidade entre o campo progressista e a necessidade de ampliação. “Em 2022, o campo progressista saiu dividido, foram três candidaturas ao Senado e duas ao governo. Faltou diálogo, a exemplo do que fez o presidente Lula. Estamos começando esse debate cedo, respeitando a autonomia e estratégia de cada partido e tentando construir consensos a partir de um programa progressista”, disse.

A iniciativa foi aprovada por Nilson Euclides, que se colocou à disposição para a construção. “Lembraremos as singularidades de cada partido, mas, acima de tudo os princípios que nos unem”, destacou.

Publicidade

Edvaldo Magalhães observou a necessidade do diálogo também com o PSB e, posteriormente, com os partidos e lideranças que aderirem ao governo Lula no Acre. Já Tião Bruzugu presidente municipal do PV de Rio Branco, citou a legitimidade do fórum, ressaltando a importância de as decisões democráticas serem tomadas nesse ambiente plural.

A presidenta do PCO, Patrícia Paiva, e o representante do PCB, Moisés Lobão, falaram sobre a importância desse campo organizar a classe trabalhadora e fazer a disputa da sociedade pela base com ampla participação dos movimentos sociais, populares e sindicais e que as disputas eleitorais são consequências dessa organização e disputa.

Entre os desdobramentos da reunião, foi encaminhado que o coletivo fará reuniões mensais. O próximo encontro de abril será promovido na sede do PCdoB.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.