Quase 96% da população do Acre foi entrevistada pelos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Censo 2022. A primeira fase de coleta de dados foi encerrada na última terça-feira (28). A partir de então, iniciou a etapa da apuração.
Mesmo com o fim da coleta, equipes do IBGE ainda vão procurar os moradores que não responderam à pesquisa. Essa busca deve ser feita durante todo mês de março. “Durante o período de apuração o IBGE ainda fará a imputação dos domicílios com moradores ausentes e recusas”, explicou a coordenadora do Censo no Acre, Andressa Nascimento.
Já no final de abril serão divulgados os primeiros resultados do Censo. “Não tem mais muitas casas pendentes, então, não aumenta tanto o percentual de uma semana para outra”, destacou a coordenadora.
A coleta de dados iniciou em agosto do ano passado com previsão inicial de conclusão em outubro. No entanto, o prazo foi adiado, pelo menos, três vezes. É com base nas informações fornecidas pelo IBGE ao Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o tamanho da população que é feita a divisão do Fundo de Participação dos Municípios.
Em sete meses, os recenseadores entrevistaram 189.261.144 milhões de brasileiros.
Por g1 AC