O Rio Acre atingiu a marca de 17 metros às 6 horas da manhã desta quarta-feira (29), como previsto pelos órgãos de controle. Esta informação foi divulgada pelo último boletim da Defesa Civil.
Na tarde de terça-feira (28), o rio havia atingido a cota de 16,91 metros. A cota de transbordamento do Rio Acre é de 14 metros, o que indica uma situação de emergência na região.
Segundo informações do Boletim do Acolhimento, cinco municípios foram atingidos pelas cheias: Rio Branco, Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri. O número total de famílias desabrigadas é de 722, o que corresponde a 2.708 pessoas, e 39 abrigos foram montados para receber essas pessoas.
A situação mais crítica é em Rio Branco, onde 1.477 pessoas estão desabrigadas, 1.017 estão desalojadas e 88 bairros foram atingidos. O número total de ocorrências já chega a 2.224.
As cheias do Rio Acre são um fenômeno recorrente na região e ocorrem anualmente durante o período chuvoso. No entanto, o aumento do nível do rio acima da cota de transbordamento é uma situação preocupante e requer atenção e medidas de apoio às famílias atingidas. A Defesa Civil tem trabalhado em conjunto com outros órgãos para prestar assistência às pessoas afetadas pela cheia do rio.