20 abril 2024

Rio Juruá segue acima da cota de alerta em Cruzeiro do Sul; não há desabrigados

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Rio Juruá está acima da cota de alerta desde quinta-feira (16) e marca 11,87 metros nesta sexta-feira (17) — Foto: Rayza Lima/Rede Amazônica Acre

 

Desde quinta-feira (16), o Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, segue acima da cota de alerta, que é 11,80 metros, no município. Contudo, ainda não há famílias desalojadas e nem desabrigadas. Na última medição desta sexta (17), o manancial marcou 11,87 metros.

A chefe operacional do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros, tenente Daniela Marques, disse que nenhum bairro foi atingido pelas águas devido a vazante que houve entre essa quinta e esta sexta. Na tarde de quinta, as águas marcaram 11,92 metros.

Segundo a tenente, essa é a primeira vez que o manancial ultrapassa a cota de alerta. “A previsão é de que continue nessa vazante porque em [Marechal] Thaumaturgo e Porto Walter está apresentando vazante, então, consequentemente aqui terá vazante”, destacou.

Com este cenário, a tenente ressaltou que as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros seguem monitorando e em alerta para caso seja necessário retirar alguma família. “É a primeira vez no ano que atingiu a cota de alerta. As equipes estão de prontidão”, frisou.

Corpo de Bombeiros faz buscas após afogamento em Cruzeiro do Sul

Afogamento
A cheia do Rio Juruá deixa as equipes de resgate em alertas também para procurar por pessoas vítimas de afogamento. Na Comunidade Carlota, zona rural de Cruzeiro do Sul, os bombeiros fazem buscas pelo morador Francisco Cisneudo, que mergulhou no rio embriagado e não foi mais visto.

As equipes foram acionadas na tarde dessa quinta-feira (16). A guarnição saiu para fazer as buscas na manhã desta sexta. “O solicitante informou que um senhor estava se banhando às margens do rio quando desapareceu. Também disse que o mesmo fazia ingestão de bebida alcoólica e não foi visto”, complementou.

Colaborou a repórter Rayza Lima, da Rede Amazônica Acre.

 

Veja Mais