A medição do nível do Rio Acre na capital acreana passa a contar com novas réguas e um painel com legendas. Os novos instrumentos foram instalados com diferentes cores, em verde, amarelo e vermelho para monitoramento da Defesa Civil Municipal, em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), Rede Hidrometeorológica Nacional e Serviço Geológico do Brasil.
Os equipamentos, instalados na margem próxima à Ponte Metálica têm as cores verde, que representam medições normais do rio, amarelo, que representa situação de alerta (cota a partir de 13,50 metros), e vermelho, que representa situação de transbordamento (cota acima de 14 metros).
Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, a ideia é informar melhor o público e aproximar a população desse monitoramento.
“A ideia é que a população possa acompanhar juntos conosco, inclusive os níveis críticos. Será mais educativo”, afirma.
A capital acreana vivenciou a terceira maior enchente da história em 2023 e esta foi a mais rápida em termos de alcance de cotas históricas. O manancial chegou à marca de 17,72 metros no dia 2 de abril, são 3,72 metros acima da cota de transbordo, que é de 14 metros.
Pelo menos 75 mil pessoas foram atingidas, 42 bairros alagados e mais de 3,3 mil famílias que precisaram ser levadas a abrigos públicos. No total, mais de 15,4 mil moradores tiveram que deixar suas casas por conta da cheia do manancial. Além disso, 27 comunidades rurais estão isoladas, com 7,5 mil pessoas de mais de 1,8 mil famílias.
Por: G1 – Acre