Categories: SENA MADUREIRA

Com o alto preço da carne bovina, Sena Madureira precisa de um abatedouro público

Por Edinaldo Gomes

Não é de hoje que os moradores de Sena Madureira vem reclamando sobre o preço elevado da carne bovina em comparação com outras cidades do Acre. Pessoas de baixa renda enfrentam dificuldades para consumir tal produto e, apesar das denúncias feitas por alguns vereadores, a situação continua no mesmo patamar.
O único frigorífico existente na cidade atesta que, em 2023, já reduziu o preço para os açougueiros, entretanto, essa diferença não chega ao consumidor final. Por outro lado, açougueiros que preferem não se identificar alegam que o preço da carne não baixa por culpa do frigorífico. O Ministério Público já foi provocado sobre essa questão pelos vereadores Denis Araújo e José Costa e deve adotar alguma medida nesse sentido.
O fato é que existe um único frigorífico no município. Não há competitividade.
Há anos, Sena Madureira tinha um abatedouro público, mas foi desativado e os administradores, tanto os que já passaram quanto o atual, não se preocuparam em reatar as atividades. Acredita-se que mediante a implantação de um abatedouro público, o preço da carne bovina possa diminuir. Essa ideia foi defendida pelo então candidato a prefeito Gerlen Diniz, em 2020.
É evidente que para tal implantação é preciso ter recursos, mas também é preciso que haja boa vontade, que seja dado o primeiro passo.
A população almeja consumir uma carne bovina com um preço mais acessível.