Categories: POLITICA

Deputado Gerlen Diniz defende instalação de CPMI para investigar atos de 8 de janeiro

O deputado federal Gerlen Diniz (PP) defendeu, nesta terça-feira (18), a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que irá investigar os atos ocorridos em 8 de janeiro contra prédios que são sedes dos poderes da República. Em pronunciamento, o progressista afirmou que é necessário fazer cumprir a lei e que a bancada governista não pode alegar atos ilegais do governo anterior para não cumprir a legislação.

Diniz destacou ainda que o vice-líder do governo disse que muitos parlamentares financiaram os atos de depredação do patrimônio público ocorridos no dia 8 de janeiro e que sabe os nomes. Segundo ele, é dever do vice-líder dizer os nomes, pois muitos parlamentares assinaram a CPMI e não financiaram nenhum ato de depredação do patrimônio público.

O deputado reforçou que a instalação da CPMI é um direito da minoria assegurado pela Constituição Federal e que a lei deve ser cumprida. Ele afirmou que a CPMI será instalada, mesmo sem o apoio do governo, porque a Constituição Nacional exige e é um direito da minoria.

A sessão que deve instalar a CPMI será realizada no dia 26 deste mês. A instalação estava prevista para hoje, mas foi adiada pelo presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG).

A CPMI irá investigar os atos ocorridos em 8 de janeiro, quando um grupo de manifestantes invadiu o Congresso Nacional e atacou prédios públicos, como o Ministério da Saúde e o Supremo Tribunal Federal. A ação foi considerada como um ato antidemocrático e gerou críticas da sociedade civil e de lideranças políticas. A instalação da CPMI é vista como um importante passo para investigar os responsáveis por esses atos.