A ex-presidente da República e atual presidente do Banco dos BRICS, Dilma Rousseff, saiu em defesa do ex-governador e ex-senador Jorge Viana, presidente da APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que vem sendo alvo de críticas após a mudança estatutária da agência.
Dilma Rousseff afirmou em sua conta no Instagram que Jorge Viana tem capacidade de dialogar para a retomada da promoção das exportações do Brasil no exterior e que o ex-senador tem pleno domínio sobre a situação, com um diagnóstico e uma estratégia para reconstruir as pontes com mercados importantes.
A ex-presidente também criticou a tentativa da extrema direita brasileira de diminuir a atuação de Jorge Viana na APEX, afirmando que isso apenas mostra que ele está no rumo certo para atrair investimentos e ampliar as exportações brasileiras.
A polêmica em torno da mudança estatutária da APEX ocorreu no início de abril, quando o presidente da agência alterou o estatuto para prorrogar o seu mandato e o dos demais membros da diretoria até o final do ano. A mudança foi criticada por alguns setores da sociedade, que alegam que a medida contraria as regras estabelecidas pelo governo federal para a indicação de cargos de confiança.
Em defesa da mudança estatutária, Jorge Viana afirmou que a medida foi necessária para garantir a continuidade do trabalho da agência e que a prorrogação dos mandatos foi aprovada por unanimidade pelos membros da diretoria da APEX.