Na última quarta-feira (27), um homem suspeito de ser o mandante do assassinato do pequeno pecuarista Josemar Oliveira dos Santos foi encaminhado à penitenciária estadual em Rio Branco, Acre. O crime ocorreu há 15 dias durante a festa de aniversário de 50 anos do fazendeiro, em uma propriedade da família no Assentamento Tupã, em Xapuri.
O homem, cuja identidade e idade não foram reveladas, foi preso por agentes da Polícia Civil lotados em Xapuri. Ele foi apontado como a pessoa que decretou a morte de Josemar Oliveira, cujo executor também já está preso. O mandado de prisão foi cumprido após as investigações apontarem que o suposto mandante teria ordenado a execução do pequeno fazendeiro. A motivação do crime ainda está sendo apurada.
O executor do crime, um homem de 30 anos, foi capturado em flagrante no dia seguinte ao crime e continua preso. O suposto mandante foi inicialmente levado para a Delegacia de Polícia Civil do município e, em seguida, foi conduzido para o presídio Francisco Oliveira Conde, em Rio Branco.
A prisão do mandante representa um avanço nas investigações do caso, que chocou a cidade de Xapuri. As autoridades continuam trabalhando para descobrir as motivações por trás do assassinato e garantir que os responsáveis sejam responsabilizados pelos seus atos.