Nos dias 19 e 20 de abril, a Polícia Civil do Acre (PCAC) realizou a Operação Escola Segura, executando quatro mandados de busca e apreensão. Um foi cumprido na cidade de Presidente Médici (RO), e os outros três nos bairros Areal, Triângulo e Bairro da Paz, em Rio Branco.
A operação resultou na condução de três adolescentes à delegacia, suspeitos de criarem perfis em redes sociais que ameaçam ataques às escolas públicas e privadas. No dia 20 de abril, houve uma grande tensão por parte de alunos, pais e funcionários das escolas, devido às mensagens e boatos na internet, falando de supostas ameaças contra a comunidade escolar.
De acordo com o delegado Roberth Alencar, o dia 20 de abril havia sido citado nos boatos e ameaças como a data em que ocorreu a tragédia em Columbine, em 1999, um dos primeiros e mais fatais ataques a escolas nos Estados Unidos.
A Polícia Civil e outras forças de segurança permanecem em alerta sobre possíveis casos de ataques, mas até o momento não houve nenhum caso concreto de possível concretização das ameaças. Todos os envolvidos na criação dos perfis em redes sociais irão responder por atos criminais e a polícia permanece em sentinela, sem baixar a guarda.