Categories: ACRE

Programa Opera Acre realiza cirurgias para corrigir prolapso uterino em mulheres do interior do estado

Procedimentos são feitos no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá (HMCJ) de Cruzeiro do Sul — Foto: Arquivo/Secom

Trinta e sete mulheres que sofrem de prolapso uterino, uma condição médica conhecida popularmente como útero caído, estão sendo submetidas a cirurgia no âmbito do Programa Opera Acre, da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre). As pacientes são de Cruzeiro do Sul, uma cidade no interior do Acre, e as operações começaram no último sábado (8) no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá (HMCJ).

As cirurgias estão sendo realizadas em pares e visam corrigir o problema de enfraquecimento dos músculos que sustentam o útero dentro do organismo. A idade das pacientes varia entre 55 e 61 anos. Os sintomas do prolapso uterino incluem incontinência urinária, dor ou incômodo na região da pelve, dificuldade de evacuar e dor durante a relação sexual.

Os procedimentos são realizados com ou sem a retirada do útero, dependendo da gravidade do caso. Equipes de saúde da Regional de Saúde do Juruá e Tarauacá/Envira estão auxiliando no processo de assistência às pacientes. A gerente de assistência da maternidade, Maria Sulenir de Oliveira, destacou que essa é uma ação conjunta para beneficiar a população. O Programa Opera Acre visa a realização de cirurgias de baixa e média complexidade em todo o estado do Acre.