O Ministério da Saúde (MS) ampliou a imunização com a vacina bivalente contra a covid-19 para pessoas entre 12 e 59 anos com comorbidades. No Acre, o Programa Nacional de Imunização (PNI) já encaminhou nota técnica com a recomendação aos municípios.
Autorizada desde o último sábado, 1º, a nova fase é para quem já recebeu ao menos duas doses da vacina monovalente como esquema primário. A inclusão desse grupo se soma ao público prioritário que pode receber as doses da vacina bivalente.
A pessoa que deseja tomar a dose de reforço deve respeitar o intervalo mínimo de quatro meses da última dose recebida. Quem ainda não completou o ciclo vacinal, ou está com alguma dose em atraso, pode procurar uma unidade de saúde para se vacinar, mesmo que não esteja no grupo prioritário.
“As vacinas são seguras, eficazes e salvam milhares de vidas em todo o mundo. O público com comorbidades possui o sistema imunológico mais propício ao desenvolvimento de formas graves da covid-19. Por isso, convidamos a população para se vacinar e refrear os efeitos da doença”, destacou a coordenadora do PNI no Acre, Renata Quiles.
Por Agencia de Noticias do Acre