Visando formas de capacitação e melhor desempenho das forças de segurança do Estado, para melhor servir a população acreana, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado do Acre, por meio do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), realizou na manhã desta segunda-feira, 8, a aula inaugural do Curso Operacional Integrado (COI), em Sena Madureira.
O secretário adjunto da Sejusp, coronel Evandro Bezerra, destacou que o curso é mais uma proposta da Secretaria de Segurança, “em levar aos profissionais do interior treinamento e capacitação para que possam fazer um melhor trabalho junto à sociedade, bem como na região onde eles atuam”, disse.
O curso visa uniformizar práticas operacionais comuns das instituições que compõem o Sisp, tendo uma carga de 60 horas, com apresentação de formas de abordagem a veículos e pessoas, armamento, munição e tiro, técnicas de uso de algema, sobrevivência policial e palestras.
O COI vai capacitar 35 profissionais de segurança pública de Sena Madureira, Santa Rosa e Manoel Urbano, explica o coordenador-geral do curso de Sena Madureira, coronel Vandernilson Perez da Silva. “Vamos ter policias militares, penais, civis e bombeiros. Temos no nosso quadro instrutores altamente capacitados, e eu tenho certeza que, nesse período de uma semana, muitos policiais vão se capacitar de maneira que vão levar isso para o resto da vida deles”, colocou o instrutor Perez.
O COI foi criado em abril de 2020 e tem atualmente 1.551 operadores de segurança formados, sendo essa nova fase composta por duas turmas, que atuarão no aperfeiçoamento e na implementação de ações integradas, tendo o objetivo de obter resultados efetivos na área de segurança.
Na oportunidade, também foi apresentada uma palestra pela comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar de Sena Madureira, Evanize Rodrigues Pontes.
Por Agencia do Acre