O ex-secretário municipal de Saúde, Frank Lima, de 55 anos, foi condenado a dois anos e meio de prisão pelo juiz Marlon Machado, plantonista do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC). A condenação se deu pelas acusações de importunação sexual contra mulheres que ocorreram durante o período em que Frank Lima exercia a função na Prefeitura de Rio Branco, em 2021. A denúncia foi acatada pela justiça a partir do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), que também solicitou o afastamento do então secretário, uma medida que foi atendida pelo prefeito Tião Bocalom.
Apesar da condenação, Frank Lima tem o direito de recorrer da sentença em liberdade. Como a pena de prisão é inferior a quatro anos, ela é automaticamente convertida em restrição de liberdade, com a obrigatoriedade de prestação de serviço comunitário de cinco horas por semana.
Atualmente, o ex-secretário está se recuperando de uma cirurgia para extração de câncer na próstata, a qual foi realizada com sucesso em um hospital de Brasília (DF) no início do mês. Frank Lima preferiu não comentar sobre a condenação judicial.