Nesta quarta-feira (9), a Operação Metaverso, uma ação conjunta do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), da Prefeitura de Acrelândia, da Polícia Militar de Rondônia e do Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Denacre), resultou na apreensão de mais de uma tonelada de madeira ilegal em uma serraria no distrito de Nova Califórnia, em Porto Velho (RO).
Além da apreensão da madeira, todo o maquinário usado no beneficiamento dos produtos florestais foi apreendido. A serraria foi multada em R$2.010.500,00 por funcionar sem licença e mais R$502.627,05 por possuir madeira sem origem legal. Entre as espécies armazenadas na serraria, os agentes do Ibama identificaram exemplares de castanheira (Bertholetia excelsa), árvore ameaçada de extinção que tem o corte proibido pela legislação ambiental.
Cabe ressaltar que em abril deste ano, o Ibama havia suspendido cinco planos de manejo na mesma região por fraudes no Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor). A madeira apreendida foi doada para instituições públicas. A Operação Metaverso tem como objetivo combater a extração e comércio ilegal de madeira na Amazônia.